Chuvas intensas e ventos fortes atingem Santa Catarina nesta terça-feira
-
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom -
Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos, enxurradas e rajadas de vento de até 80km/h
Santa Catarina enfrenta um dia de instabilidade meteorológica com chuvas persistentes, especialmente nas regiões do centro ao leste do estado. O Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina informou que, em algumas áreas, como o Litoral Sul, Planalto Sul, parte da Grande Florianópolis e do Alto Vale do Itajaí, a chuva ocorre de maneira intensa, com acumulados médios previstos entre 40 e 60 mm.
A principal causa dessa instabilidade é a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica, que se espera que evolua para um ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina até o final do dia.
Riscos Associados
A Defesa Civil emitiu um alerta de risco moderado nas áreas destacadas em amarelo no mapa, principalmente para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas pontuais. Já nas áreas em verde, o risco é considerado baixo para ocorrências relacionadas a temporais, como destelhamentos e queda de árvores.
Rajadas de Vento
A partir do final da manhã desta terça-feira, o vento, vindo do quadrante norte/noroeste, ganhará força, com velocidade média prevista entre 30 e 40 km/h e rajadas atingindo entre 60 e 80 km/h. Isso ocorrerá na área entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, incluindo a Grande Florianópolis, à medida que o sistema de baixa pressão se intensifica e se desenvolve em um ciclone extratropical ao longo do dia. O risco de ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores é baixo na área em verde e moderado na área em amarelo do mapa.
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta aos avisos e informações meteorológicas e tomar as precauções necessárias para minimizar os riscos associados a essas condições climáticas adversas.
Deixe seu comentário